A
Educação e o Processo de Mudança Social
1 -
INTRODUÇÃO
O
homem é um ser que está sempre em busca de si mesmo, é um ser inacabado,
portanto está constantemente buscando algo que lhe acrescente, construindo e
desconstruindo conhecimentos. Este nunca está isolado, está em permanente
comunicação, relacionando-se, educando-se,
2 –
SABER IGNORÂNCIA
A
EDUCAÇÃO TEM CARÁTER PERMANENTE. – GRAUS DE EDUCAÇÃO – A SABEDORIA PARTE DA
IGNORÂNCIA
Conforme
Freire “(...)a sabedoria parte da ignorância”, por menos que a pessoa saiba não
é totalmente ignorante, ela possui saberes diferentes, partindo até da cultura
local.
Quando
superamos aquilo que já sabemos, o conhecimento anterior se torna ignorância,
mas não devemos nos sentir superiores quando estamos com aqueles que têm um
conhecimento menor, pois poderemos ter trocas significativas devido aos
diferentes saberes.
3 –
AMOR – DESAMOR
O
amor está relacionado ao respeito entre duas pessoas, não existe amor quando há
egoísmo, medo, intolerância, imposição e da mesma forma é a educação. Por isso
devemos fazê-la com amor.
4 –
ESPERANÇA – DESESPERANÇA
O que seria da educação sem a esperança?
Característica do homem, ser inacabado, faz com que haja a esperança e
desesperança na educação.
5 –
O HOMEM – UM SER DE RELAÇÕES
Estar
no mundo, com o mundo e pelo mundo. Isso faz o homem um ser de relações,
identificando-se com os outros ou não, podendo projetar-se nos outros, podendo
enxergar as diferentes orbitas.
6 –
CARACTERÍSTICAS
Reflexão:
refletir sobre sua própria realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário