Educação
Humanista
Podemos
considerar o humanismo como todo o pensamento moderno que surgiu juntamente com
a Renascença, período onde se recupera algo que foi perdido da cultura grega e
que apenas os árabes conservaram.
Nesse período o homem é o centro
(antroprocentrismo) e com conhecimento próprio. Existe um otimismo em relação
ao ser humano e sua percepção sobre a pessoa é um elemento positivo.
Recupera-se então a ideia que o homem foi criado igual a semelhança de Deus,
onde toda a pessoa é boa e toda a criança que nasce é perfeita e as que morrem
antes dos sete anos são anjos.
Na
visão naturalista, a observação da vida é pelo que acontece na natureza,
prezando os ritmos diferentes de aprendizagem do indivíduo, assim como cada
planta tem necessidades diferentes.
No
aspecto empírico a valorização da existência secular e terrena não despreza o
religioso, mas começa a valorizar as coisas do mundo, com isso, começa a mudar
a mentalidade medieval para renascentista. Nesse momento é esquecida a ideia de
vida eterna e inicia-se a preocupação com a saúde e como podemos fazer para
curá-la.
Na
renascença se descobre a possibilidade da pessoa ser humana e a importância do
afeto. A curiosidade os remete a busca por mais conhecimento, e a pessoa não se
contenta em ficar presa apenas ao que sabe e assim vai à busca de mais
sabedoria. Existe a liberdade de pensar, não se reproduz, mas se cria.
A
visão é que o ensino deve ser alegre e prazeroso, então se começa a quebrar o
paradigma do dualismo. A separação do belo e feio revela as coisas que são
belas e então a mulher começa se vista de outra maneira na sociedade.
Nessa
época é feito então a interpretação: ocorre a ruptura radical da época medieval
e ao mesmo tempo coexisti a época medieval e a renascença, assim a Idade
Moderna não começa do zero, como se não existisse passado, mas o modifica no
que não estava bom.
A
renascença se diferencia da matriz cristã antiga. O ser humano começa tomar
consciência de seu valor e de sua importância, onde as coisas mudam a partir do
homem.
Com
a liberdade, passa a existir uma diversidade de ensinar, um pluralismo, o
sentimento de ver novos horizontes.
Os
dez mandamentos religiosos perdem força e não são eles que regem mais a vida
das pessoas. Elas que determinam suas regras e a forma de convivência, sendo o
homem o criador de sua história.
No
contexto sócio histórico acontecem três grandes movimentos:
- Renovação
religiosa: pré reformadores, reforma e contra reforma;
- Pensamento
técnico científico;
- Movimento
Humanista
Surgem
os primeiros movimentos de lutas e acontece a guerra de 100 anos – França x
Inglaterra. As forças dos restados se unem formando nações.
Os
pré reformadores, John Wyclif, Oxford, criam movimentos de escolas e
Universidades não serem exclusivas da burguesia. Nesse período a bíblia é
traduzida do latim para língua inglesa para que todos tenham acesso ao livro
sagrado e as bibliotecas dos mosteiros são abertas para a população em geral.
Com isso John Wyclif é condenado e morto.
Na
reforma protestante, Lutero escreve 1500 frases e prega na porta da Igreja.
Essas teses desencadeiam uma mudança na Alemanha e depois em toda a Europa. Ele
afirma que toda a pessoa é salva pela fé, pela prática e não se compra perdão
com dinheiro.
Lutero
e Melanchton trabalham para a implantação da escola primária para todos,
defendendo que a educação deve ser publica.Organiza a didática com jogos,
exercícios físicos, música, valorizando a literatura. Recomenda o estudo de
história e matemática.
Na
contra reforma, o Papa incentiva movimentos contra reforma. Nesse período
Inácio de Loiola é ferido e no seu leito de morte conversa com Deus.
Milagrosamente ele é curado através da sua fé então em agradecimento ele cria a
Cia de Jesus, onde a principal obra é criar escolas para combater a reforma.
Esse movimento é chamado de Jesuitas e chegam ao Brasil em 1549.
O
Humanismo é um período onde o homem toma consciência de si. A ideia é de não se
contentar com pouco, mas aproveitar todos os momentos, aprendendo o máximo
possível para se tornar excelente naquilo que se aprende. Com isso passa a
fomentar a concorrência entre os alunos pela busca da excelência e o professor
deve utilizar como meio pedagógico o fato que os alunos não querem ser
perdedores numa disputa. Esse método é chamado de Disputátio, visando um método
correto e disputa no ensino.
Erasmo
de Roterdam (1466 – 1536) – Dizem que era filho de padre e então foi abandonado
e acabou sendo criado por outro padre.
Faz
uso de sua experiência de vida, em teoria educacional. Usa como exemplo a
roldana que consegue levantar algo muito pesado com pouco esforço. Com essa
metáfora ele utiliza esse método como correto e ordem nos estudos: aprender um
pouco de cada vez e rememorar sempre o que se aprendeu.
Na
educação humanista o que fica de significativo é realmente a transformação
social, cultural e econômica e religiosa que acontece. Nesse contexto os povos
se abrem para receberem outros costumes, valores, outras formas de pensar. Com
isso o homem passa a se valorizar e tornar-se o “centro” do universo.
Dessa
forma a educação humanista acaba se organizando e preocupando-se com a educação
Universal e pública, onde todos devem ter acesso ao ensino e não apenas a
burguesia. Dessa forma a sociedade também se organiza em vários níveis.
Graças
a esse movimento do passado, hoje todas as crianças no Brasil tem acesso à
educação no ensino fundamental.
REFERÊNCIAS:
ARRUDA, Maria Lúcia Aranha, História da Educação.
São Paulo: Moderna, 2002
GADOTTI, Moacyr, Histórias das Ideias Pedagógicas.
São Paulo: Moderna, 2002
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