COMÊNIO
1ª. Frase: “ A essência do processo de ensino e aprendizagem – a
didática na concepção comeniana – unia-se a uma das expressões mais fortes
daquele momento: a ciência da natureza e das artes mecânicas.” (p. 40)
O autor fala que é
necessário conhecer e compreender os fenômenos do universo e que as artes
mecânicas são processos de transformação da natureza em máquinas.
Partindo do princípio que
cada ser aprende de forma diferente um do outro, o autor utiliza os exemplos da
natureza como didática de ensino, onde o professor seria um “jardineiro”, e o
aluno, uma planta que tem necessidades diferentes. Quando conseguimos entender o processo que
ocorre na natureza, conseguimos aplicar no dia a dia, onde devemos olhar e
ensinar de formas diferentes. As artes mecânicas são aquelas que imitam a
natureza, como pintores, arquitetos e outros.
2ª. Frase: “ Da ideia que
todo o mundo é uma escola, passa à
ideia de que toda a vida humana é uma escola.”(p. 44)
O autor diz que o ideal é
uma construção de um conhecimento universal, não só ligado a escola.
Nesse contexto o eu o autor
quer dizer que devemos olhar além dos muros da escola, e aprender o máximo que
o pudermos. Através da escola conseguimos enxergar melhor o mundo, mas as
experiências que vamos adquirindo durante a nossa vida é uma construção de
novos conhecimentos. Assim nossas vivências, e aprendizados são construídos
durante toda a vida.
3ª. Frase: “...como educadores,
devemos ser capazes de ler nosso momento particular e universal, apreendê-lo, expressá-lo em obras que deverão traduzir
em novas práticas para responder às necessidades de educação atual, muito mais
universal” (p. 45)
O autor expressa a dedicação
de Comenio com o ensino, educação, conhecendo sua realidade e a traduzindo para
todos os campos da vida humana.
Acredito que como educador
devemos ser estudiosos para poder estar sempre um passo a frente. Ser
conhecedor de diversas culturas e poder traduzir isso de diversas maneiras para
nossos alunos. Nosso papel é ser mediador do conhecimento, é investir na
educação.
4ª. Frase: “No homem é inerente o desejo de saber e também de enfrentar (e não
apenas de suportar) os esforços que isso implica.” (p.55)
O autor diz que no mundo
nada pode ficar oculto. Dessa forma o homem é dotado de sentidos e razão.
Neste contexto o homem é um
ser curioso. Tem a necessidade de ver, sentir, saber. Com isso associo a idéia de Paulo Freire que o
homem é um ser inacabado, está sempre em busca de algo.
5ª. Frase: “Deve-se dar
início à formação do homem durante a
idade primaveril, ou seja, durante a infância...”(p. 67)
O autor diz que é necessário
o homem deve aprender ainda enquanto criança e em horas matinais.
Esta idéia que o autor traz,
ele faz a comparação com a natureza, a forma de reprodução dos animais e as
estações mais propicias para que esse processo ocorra. Da mesma forma acontece
com o ser humano, onde na infância é o símbolo de “mente fértil”, onde se
aprende de forma mais rápida, e o conteúdo deve estar no alcance de ser
compreendido. Jamais deverá ser ensinado algo que não possa ser compreendido.
6ª. Frase: “Dissemos que a
tinta didática é a voz do
professor...”(p. 96)
O autor usa a metáfora que
quando são impressos caracteres tipográficos, sem tinta ou secos, ficarão
impressos de forma ilegível.
O autor quer dizer que ao
darmos o conteúdo ou texto aos nossos alunos devemos conversar sobre este,
senão não haverá compreensão e aprendizado. Quando debatemos, interagimos e
memoramos sobre o assunto, e eles o colocam em prática, ficam marcas, há um
aprofundamento do assunto. Então ficarão marcas em suas mentes e aí poderemos
dizer que aquela informação transformou-se em conhecimento.
RESUMO
Comênius passa a ter um olhar
para os alunos e o professor e ver como aplicar o conteúdo.
Cria uma didática que vai
embasar a forma de planejar as aulas, métodos, técnicas e avaliação de
conteúdo. Dessa forma preocupa-se com o conteúdo aplicado de acordo com o que o
aluno pode aprender.
Ele relaciona a educação com
a natureza, onde cada ser tem uma necessidade diferente e é preciso ensinar de
várias formas para que se possa atingir a todos. Recupera a idéia de Lutero e
passa a inserir na educação histórias, brincadeiras, música, dança e o lúdico. Com
esse olhar ele olha para o passado e tudo que foi proveitoso e positivo insere
nessa nova etapa.
A preocupação é no investimento da educação para
a evolução da nação, com isso ele propõe uma reforma escolar e percorre alguns
países e organiza a educação neles.
REFERENCIAS:
Marcondes, Martha. Jan Amos Comenio. Recife: Editora
Maddangana.
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