terça-feira, 28 de maio de 2013

Comênio

COMÊNIO

1ª. Frase: “ A essência do processo de ensino e aprendizagem – a didática na concepção comeniana – unia-se a uma das expressões mais fortes daquele momento: a ciência da natureza e das artes mecânicas.” (p. 40)
O autor fala que é necessário conhecer e compreender os fenômenos do universo e que as artes mecânicas são processos de transformação da natureza em máquinas.
Partindo do princípio que cada ser aprende de forma diferente um do outro, o autor utiliza os exemplos da natureza como didática de ensino, onde o professor seria um “jardineiro”, e o aluno, uma planta que tem necessidades diferentes.  Quando conseguimos entender o processo que ocorre na natureza, conseguimos aplicar no dia a dia, onde devemos olhar e ensinar de formas diferentes. As artes mecânicas são aquelas que imitam a natureza, como pintores, arquitetos e outros.
2ª. Frase: “ Da ideia que todo o mundo é uma escola, passa à ideia de que toda a vida humana é uma escola.”(p. 44)
O autor diz que o ideal é uma construção de um conhecimento universal, não só ligado a escola.
Nesse contexto o eu o autor quer dizer que devemos olhar além dos muros da escola, e aprender o máximo que o pudermos. Através da escola conseguimos enxergar melhor o mundo, mas as experiências que vamos adquirindo durante a nossa vida é uma construção de novos conhecimentos. Assim nossas vivências, e aprendizados são construídos durante toda a vida.
3ª. Frase: “...como educadores, devemos ser capazes de ler nosso momento particular e universal, apreendê-lo, expressá-lo em obras que deverão traduzir em novas práticas para responder às necessidades de educação atual, muito mais universal” (p. 45)
O autor expressa a dedicação de Comenio com o ensino, educação, conhecendo sua realidade e a traduzindo para todos os campos da vida humana.
Acredito que como educador devemos ser estudiosos para poder estar sempre um passo a frente. Ser conhecedor de diversas culturas e poder traduzir isso de diversas maneiras para nossos alunos. Nosso papel é ser mediador do conhecimento, é investir na educação.
 4ª. Frase: “No homem é inerente o desejo de saber e também de enfrentar (e não apenas de suportar) os esforços que isso implica.” (p.55)
O autor diz que no mundo nada pode ficar oculto. Dessa forma o homem é dotado de sentidos e razão.
Neste contexto o homem é um ser curioso. Tem a necessidade de ver, sentir, saber.  Com isso associo a idéia de Paulo Freire que o homem é um ser inacabado, está sempre em busca de algo.
5ª. Frase: “Deve-se dar início à formação do homem durante a idade primaveril, ou seja, durante a infância...”(p. 67)
O autor diz que é necessário o homem deve aprender ainda enquanto criança e em horas matinais.
Esta idéia que o autor traz, ele faz a comparação com a natureza, a forma de reprodução dos animais e as estações mais propicias para que esse processo ocorra. Da mesma forma acontece com o ser humano, onde na infância é o símbolo de “mente fértil”, onde se aprende de forma mais rápida, e o conteúdo deve estar no alcance de ser compreendido. Jamais deverá ser ensinado algo que não possa ser compreendido.
6ª. Frase: “Dissemos que a tinta didática é a voz do professor...”(p. 96)
O autor usa a metáfora que quando são impressos caracteres tipográficos, sem tinta ou secos, ficarão impressos de forma ilegível.
O autor quer dizer que ao darmos o conteúdo ou texto aos nossos alunos devemos conversar sobre este, senão não haverá compreensão e aprendizado. Quando debatemos, interagimos e memoramos sobre o assunto, e eles o colocam em prática, ficam marcas, há um aprofundamento do assunto. Então ficarão marcas em suas mentes e aí poderemos dizer que aquela informação transformou-se em conhecimento.

RESUMO
Comênius passa a ter um olhar para os alunos e o professor e ver como aplicar o conteúdo.
Cria uma didática que vai embasar a forma de planejar as aulas, métodos, técnicas e avaliação de conteúdo. Dessa forma preocupa-se com o conteúdo aplicado de acordo com o que o aluno pode aprender.
Ele relaciona a educação com a natureza, onde cada ser tem uma necessidade diferente e é preciso ensinar de várias formas para que se possa atingir a todos. Recupera a idéia de Lutero e passa a inserir na educação histórias, brincadeiras, música, dança e o lúdico. Com esse olhar ele olha para o passado e tudo que foi proveitoso e positivo insere nessa nova etapa.
A preocupação é no investimento da educação para a evolução da nação, com isso ele propõe uma reforma escolar e percorre alguns países e organiza a educação neles.



REFERENCIAS:

Marcondes, Martha. Jan Amos Comenio. Recife: Editora Maddangana

Nenhum comentário:

Postar um comentário